sábado, 29 de março de 2008

Apoios:
O cinema tem dupla função, é um bem cultural e um bem econômico com importância social, política e estética.

O Projeto Ciclo de Cinema Pernambucano, tem como função maior, criar um ambiente favorável para a disseminação, promoção e consumo do produto cultural pernambucano, buscando o encontro do público-alvo com os mananciais da nossa cultura, proporcionando através da mostra um cenário estratégico para promover e dar visibilidade ao cinema pernambucano, uma das ferramentas fundamentais para o desenvolvimento da nossa economia e de difusão dos nossos bens culturais.

Ciclo de Cinema Pernambucano edição 2007


  • O Atelier Multicultural é uma entidade plural de multiatividades que desenvolve projetos a nível local e internacional visando o desenvolvimento da nossa economia através da difusão dos nossos bens culturais, tendo como temas a interculturalidade, multiculturalidade e integração cultural. Nesta época de globalização e de maior movimento migratório brasileiro da história, a experiência Brasil é o paradigma do século XXI, o grande modelo, a referencia, de como o encontro das culturas podem formar novas sínteses. Numa Europa que vive um fluxo migratório como jamais visto, a integração das pessoas e suas culturas, mais que um fator econômico que as impulsiona, cumpre um papel fundamental na manutenção de uma paz possível.
    Pernambuco (Brasil) desde o século XVII é o modelo de como se formou novas unidades em que o todo composto é maior do que a simples soma das partes das culturas que compõem, isso se traduz nas nossas manifestações estéticas e artísticas, onde a arte é o “Labor Oratorium” de combinações desses encontros pessoais, e suas leituras recíprocas de experimentos culturais que geraram o maior número de folguedos folclóricos do Brasil, atualmente retratados pela produção audiovisual pernambucana.
    Pensando assim criamos para o Ciclo de Cinema Pernambucano uma estrutura temática específica, dando preferência a filmes que de alguma forma, tenham imagens captadas em Pernambuco, que tenham sido produzidos no estado e ou que sejam de realizadores locais. O Ciclo de Cinema Pernambucano é uma vitrine que tem o poder de dizer quem somos e de onde somos e com essa intenção, firmamos o compromisso com a divulgação dos mananciais da cultura Brasileira.

    Público Alvo:
    Como este evento enfatiza a cultura brasileira, se poderia ter a impressão que somente brasileiros o freqüentam, impressão que é dada como equivocada quando analisarmos o perfil do público das edições passadas: Uma grande maioria de jovens espanhóis, portugueses e da comunidade européia com idades entre 20 e 40 anos, de classe média, formadores de opinião, na vanguarda de sua época e atentos aos novos acontecimentos sócio-culturais que se produzem no mundo.
Ciclo de Cinema Pernambucano edição 2008


Programação Barcelona 2009

Longas:

  • Árido Movie (Dir. Lírio Ferreira)
  • Cinema Aspirinas e Urubus (Dir. Marcelo Gomes)
  • Baixio das Bestas (Dir. Cláudio Assis)

Documentários:

  • Até Onde a Vista Alcança (Dir. Felipe Calheiros)
  • Véio (Dir. Adelina Pontual)

Local: Centre Civic Pati Limona - Carrer Regomir 03 Barcelona

Datas: dias 01, 08, 15 e 22 de Outubro

Apoio: Ajuntamento de Barcelona / Pindorama / Rec Produtores




Nenhum comentário: